Como fazer as escolhas certas? Selecionamos algumas dicas para que você faça as melhores escolhas!
O primeiro semestre já está chegando ao fim e você ainda não se decidiu? Saiba que ter apenas uma faculdade já não é mais o suficiente para o êxito profissional. Especialmente se você é médico e lida com a vida de outras pessoas: é seu dever manter-se sempre atualizado. Aliás, isso pode ser um fator decisivo para garantir o sucesso em sua carreira. Neste ponto, uma Pós-Graduação lato sensu pode ser uma excelente forma de abrir o caminho para uma série de novas oportunidades na área da Saúde.
No entanto, é preciso ponderar muito antes de escolher o curso, bem como a Instituição de Ensino na qual você vai estudar. Afinal, é o seu aperfeiçoamento profissional que está em jogo e o investimento é considerável.
Mas como fazer escolhas certas?
Para responder a esta questão, elencamos algumas dicas para que você faça as melhores escolhas!
Neste conteúdo, ajudamos você a pensar sobre o seu próprio perfil e afinidades. Por exemplo: em que área gostaria de atuar? Que assunto mais o motiva? E quais são as necessidades reais de sua região, em termos de profissionais da área da Saúde? Então, avalie:
-
Quais são os seus temas de interesse?
Antes de mais nada, avalie em que área você se vê trabalhando e com que público:
- Gosta de crianças?
- Se dá melhor com idosos?
Ou isto independe?! Pense sobre esta questão. Troque ideias com amigos e profissionais da área. Pesquise sobre as diversas possibilidades de cursos que o mercado lhe oferece. O mais importante é você ter afinidade com o tema. Pediatria ou Geriatria, por exemplo, serão assuntos com os quais você irá lidar ao longo da sua vida profissional e, necessariamente, devem ser conteúdos que o motivem.
-
Saiba que a remuneração não é tudo
Entretanto, não faça a sua escolha com base em interesses estritamente financeiros ou seguindo alguma “modinha” do momento. Faça escolhas bem pensadas.
Uma sugestão para os mais indecisos:
- Liste todos os conteúdos que mais chamaram sua atenção durante a Graduação e com os quais você mais se identificou.
-
Avalie o mercado de trabalho
Considere quais são as necessidades reais da sua região ou da cidade em que você mora em relação a médicos formados.
- Vale lembrar que, onde a oferta de profissionais é muito grande, cursos diferenciados têm mais oportunidades, como Oncopediatria, UTI Pediátrica e Neonatal e Cardiologia Intensiva. Por outro lado, nos municípios menores e do interior do Estado, a lacuna a ser preenchida é por profissionais qualificados em áreas mais tradicionais, como Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Ginecologia e Obstetrícia.
E aí, gostou das dicas?
Está mais preparado e motivado para escolher a sua Pós-Graduação na área médica?
Então, saiba que a Faculdade IBCMED oferece 21 cursos de Pós-Graduação lato sensu que poderão auxiliar no seu desenvolvimento profissional e agregar muito em sua carreira.
Na próxima postagem, aqui no Blog, daremos novas dicas, que o ajudarão a encontrar instituições de ensino idôneas. Leia e compartilhe com seus amigos. Deixe seu comentário em nossas redes sociais, pois a sua opinião vale muito para nós!