CID-11: confira o que muda na classificação que entra em vigor em 2022
A OMS fez mudanças no código de doenças e criou a CID-11. Leia nosso artigo e veja o que muda em 2022.
A partir de 2022, entrará em vigor a CID-11, nova versão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.
Como você deve saber, a CID é um sistema criado para listar, sob um mesmo padrão, todas as enfermidades que podem acometer as pessoas. Assim, médicos e demais profissionais de saúde podem se comunicar mais facilmente.
A nova atualização, chamada de CID-11, trouxe algumas novidades. Continue a leitura do artigo e entenda o que muda.
Veja quais são as 5 principais mudanças na CID-11
Listamos algumas das principais mudanças que fazem parte da CID-11. Confira a seguir!
1. Gaming disorder
Entre as principais mudanças na CID-11 está a inclusão do gaming disorder. O termo pode ser traduzido como distúrbio em jogos eletrônicos.
Tal patologia foi definida pela OMS como um “padrão de comportamento persistente ou recorrente de funcionamento pessoal e social” apresentado por pessoas que jogam muito video game e jogos eletrônicos.
2. Resistência antimicrobiana
O uso de antibióticos de forma descontrolada, nos últimos anos, gerou micro-organismos mais resistentes e que não respondem aos tratamentos.
Assim sendo, a OMS decidiu acrescentar a resistência antimicrobiana na CID-11, visto que esse é um problema que está se tornando comum em todo o mundo.
3. Síndrome de burnout
A CID-11 também enquadrou a síndrome de burnout. A doença tem forte relação com o estilo de vida moderno, bem como o estresse crônico e não gerenciado no local de trabalho.
Por conta disso, a enfermidade ficou propositalmente fora do capítulo que reúne as doenças e transtornos mentais, tendo em vista que não está relacionada com o neurodesenvolvimento.
4. Transexualidade
A transexualidade, que estava na lista de doenças mentais, agora foi reclassificada como “incongruência de gênero”.
Além disso, foi movida para a categoria de saúde sexual. Isso porque a OMS percebeu que médicos e cientistas já reuniram estudos e fatos que comprovam que a transexualidade não é uma doença, mas sim uma condição.
Dessa forma, manter a transexualidade na lista de transtornos mentais contribuiria para a estigmatização e o preconceito com as pessoas que se identificam como transgêneros.
5. Autismo
Para facilitar os enquadramentos, a OMS reuniu todos os transtornos do espectro autista, como a Síndrome de Rett e a Síndrome de Asperger em um único código, o do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Para você, médico, conhecer mais sobre a CID-11 é importante para usar os códigos e classificações corretas dos seus pacientes.
Continue acompanhando o blog do IBCMED Temos muitos conteúdos para médicos, todos muito interessantes.