A importância do atendimento humanizado na saúde
O atendimento humanizado na saúde é um assunto cada vez mais valorizado pelos pacientes. Entenda mais sobre a importância dessa prática
Recentemente, muito tem se falado sobre o atendimento humanizado na saúde. Congressos de medicina, revistas e portais de notícias da área volta e meia tocam nesse assunto, que é de extrema relevância.
Mas você já parou para pensar sobre o que é, na prática, o atendimento humanizado na saúde? Falaremos sobre isso, na sequência. Confira!
O que é o atendimento humanizado na saúde?
O atendimento humanizado na saúde pode ser definido como a aproximação e o bom relacionamento entre os profissionais da área e os pacientes. É preciso que os médicos não sejam tão “frios” e saibam se colocar no lugar das pessoas que buscam orientação.
Ouvir o que as pessoas têm a dizer com calma, buscar entender sobre os seus hábitos e sentimentos, entre outras questões relacionadas são exemplos de ações que proporcionam um atendimento mais humano.
Por que o atendimento humanizado é tão importante?
Quando uma pessoa é diagnosticada com uma doença, ela pode se desestabilizar emocionalmente. Isso acontece principalmente quando falamos de situações complicadas, como um câncer em estágio avançado.
Nesse momento, o médico precisa agir com toda a sua expertise profissional, mas também lidar com o lado emocional dos pacientes. Uma pessoa psicologicamente equilibrada e que sente confiança no profissional, certamente, terá melhores resultados com os tratamentos propostos.
Como praticar o atendimento humanizado em uma clínica ou consultório?
Existem diversas ações e atitudes que podem ser realizadas para que você ofereça um atendimento mais humanizado para os seus pacientes. Observe algumas delas!
Busque mais conhecimentos sobre o tema
É importante que você busque por mais conhecimentos sobre o atendimento humanizado na saúde, estudando e explorando situações em que você pode agir de forma diferente. A formação humanística é cada vez mais presente na medicina.
O IBCMED oferece um curso de Humanização em Saúde, ministrado pela professora Claudia Maria Pereira Faria. A formação é totalmente online e versa sobre vários assuntos relacionados ao atendimento humanizado.
Demonstre empatia com o paciente
Mostre ao paciente que você se preocupa com ele. Receba-o sempre com um sorriso, chame-o pelo nome etc. Diga que você entende que ele está passando por uma situação difícil e que está ali para ajudar.
Ninguém gosta de ficar doente! É preciso demonstrar que você compreende isso e que pretende mostrar os caminhos e propor tratamentos efetivos para que as patologias sejam curadas ou amenizadas.
Explique todas as etapas dos tratamentos
Um erro, cometido por muitos médicos, é não se ater aos detalhes ao explicar os tratamentos. É preciso ter consciência de que os pacientes não estudaram medicina e que não entendem termos técnicos da área, por exemplo.
Traga exemplos de situações cotidianas para exemplificar os tratamentos e a jornada necessária, evite palavras complexas, comente os detalhes de cada etapa peal qual o paciente passará e o que é esperado em cada uma delas etc.
Praticar o atendimento humanizado na saúde é muito relevante. Por isso, não deixe de colocar isso em prática na sua clínica ou consultório. Pode ser um grande diferencial para conquistar mais pacientes.
Uma boa prática é acompanhar o IBCMED nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube