A importância da medicina esportiva na recuperação de atletas
Médicos do esporte têm atuação profissional destacada e requisitada no mercado
Um segmento da medicina que está cada vez mais em evidência, a Medicina Esportiva é uma especialidade médica que possui modelos e aspectos teóricos e práticos da Medicina cujo desenho metodológico se propõe a investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes. Assim, em última instância, a Medicina Esportiva tem a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar indivíduos com lesões sofridas durante a prática esportiva.
Esses profissionais, cada vez mais em voga no universo esportivo, atuam visando o melhor condicionamento físico e melhor resultado prático do atleta. Mas, na maior parte dos casos, estes profissionais atuam em três frentes que são muito comuns na vida esportiva. São elas:
- Prevenção:após um estudo amplo da biomecânica de cada atividade física e de cada prática esportiva, é possível identificar cuidados para prevenir lesões típicas de cada esporte. Alongamentos, técnicas de aquecimento, uso de acessórios e cuidados especiais na postura durante a execução de movimentos mais complexos são orientados com bases em estudos e observações clínicas de profissionais da Medicina Esportiva.
- Tratamento:uma vez que os cuidados preventivos não sejam suficientes para evitar algumas lesões, as observações clínicas sucessivas de acidentes semelhantes durante a prática de alguns esportes permitem que profissionais da Medicina Esportiva realizem diagnósticos mais rapidamente. A exemplo de lesões no joelho, ao saber que a lesão ocorreu durante uma partida de futebol é possível identificar com mais precisão uma lesão no Ligamento Cruzado Anterior, por exemplo. Tudo isso possibilita um melhor tratamento para o atleta.
- Reabilitação:a reabilitação é o processo mais complexo da Medicina Esportiva e, justamente por isso, normalmente requer uma equipe multidisciplinar a serviço do atleta. Após a lesão devidamente diagnosticada e tratada, é necessário que o indivíduo possa voltar a realizar movimentos associados à sua prática esportiva. Isso ocorre durante o processo de reabilitação, que muitas vezes consiste em um processo lento e detalhado, uma vez que não se sabe como o atleta responderá a cada etapa da reabilitação.
E quais são as lesões mais comuns na vida dos atletas?
Muito comuns na prática esportiva, as lesões no joelho apresentam algumas semelhanças que possibilitam classificar e tratar estas lesões de forma mais efetiva. A seguir, apresentamos as principais lesões comuns aos atletas.
Entorse: Por definição, entorse é uma lesão que se dá quando o movimento de uma articulação excede a amplitude máxima do movimento em questão. Normalmente causada em atletas que praticam futebol ou esportes de contato em geral.
Tendinite: Os tendões são estruturas fibrosas e espessas que fazem parte de músculos e auxiliam na movimentação de articulações. As tendinites, por sua vez, são inflamações nestas estruturas, normalmente de forma aguda e persistente. São causadas principalmente pelo esforço repetitivo e excessivo, como nos atletas que realizam treinos de longa duração sem o devido repouso ou cuidados preventivos.
Luxação: A luxação é uma alteração patológica caracterizada pela separação das partes ósseas em uma articulação. No joelho, é muito comum ocorrer luxação da patela, tanto após uma pancada quanto em decorrência de uma entorse.
E quais são as principais causas de lesões em atletas?
As lesões em atletas surgem, via de regra, pela estimulação intensa e repetitiva, ou por traumas decorrentes de acidentes cujas estratégias preventivas não foram efetivas. Mas, considerando que este artigo visa apresentar as principais lesões de joelho ocorridas em atletas para discutir seus respetivos tratamentos, destacam-se as seguintes causas de lesões em atletas:
- Movimentos bruscos e intensos
- Atrito em esportes de contato
- Execução repetitiva de movimentos
- Movimentos atípicos como hiperextensão e rotação intensa
E as tendências em tratamentos na medicina esportiva?
Os tratamentos para lesões esportivas variam conforme a intensidade da lesão e características do indivíduo que propiciam melhor resposta para um ou outro procedimento. Contudo, as lesões esportivas são tratadas através dos seguintes procedimentos:
- Transplante de cartilagem:recomendada para lesões causadas por atritos.
- Transplante de menisco:atletas que lesionam o menisco durante corridas e treinos intensos podem se beneficiar deste procedimento, que é recomendado principalmente para lesões mais graves.
- Sutura de menisco:lesões brandas em decorrência da prática esportiva podem responder bem a este procedimento.
- Condroplastia:lesões causadas por atritos e acidentes podem necessitar desse procedimento, que visa substituir cartilagens da articulação do joelho para devolver sua mobilidade.
- Reconstrução ligamentar:procedimento recomendado para lesões ligamentares em diferentes práticas esportivas, especialmente futebol, lutas e esportes de contato em geral.
- Prótese total de joelho:procedimento recomendado unicamente para lesões mais graves que não respondem bem a outros procedimentos, sendo, portanto, uma recomendação rara no cotidiano de atletas, mas que repara lesões que eventualmente podem ocorrer em esportes automobilísticos.
Por fim, cabe ressaltar que mesmo que a Medicina Esportiva apresente dados gerais sobre boas práticas de manejo clínico com atletas, deve-se sempre realizar um diagnóstico preciso e coletar informações que permitam inferir a capacidade de recuperação do paciente. Por isso, se você apresenta algum sintoma de lesões típicas das práticas esportivas, recomenda-se fazer a busca por esse profissional. Se você pensa em trabalhar com Medicina Esportiva, portanto, a pós-graduação do IBCMED pode ser a melhor opção para a sua carreira.