Acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 3,7 mil crianças nessa faixa etária morrem e outras 113 mil são hospitalizadas todos os anos, por terem sofrido algum tipo de acidente. Se, às vezes, é impossível evitar algumas situações de risco, que tal você, médico, se qualificar neste tipo de salvamento?
A Faculdade IBCMED oferece dois cursos que englobam este tema: a Pós-Graduação lato sensu em Emergências em Pediatria e Neonatologia e a Pós em UTI Pediátrica e Neonatal. A primeira foi desenvolvida para médicos que desejam especializar-se no suporte de situações emergenciais ligadas a recém-nascidos, crianças e adolescentes, até iniciar o atendimento ambulatorial ou hospitalar. Já a Pós em UTI Pediátrica e Neonatal foi elaborada para médicos que desejam especializar-se no atendimento de enfermidades graves e complexas sofridas por recém-nascidos, crianças e adolescentes, após a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva. Os programas dos dois cursos têm duração de 18 meses, e sua estrutura curricular está dividida em módulos bimestrais que incluem treinamentos certificados e imersão em casos clínicos reais.
Atendimentos urgentes
Estudos comprovam o quanto é importante que o profissional da área da Saúde detecte, o quanto antes, sinais e sintomas que demonstrem a gravidade dos casos de seus pacientes que estejam na faixa etária pediátrica e adolescente. O atendimento precoce pode evitar a evolução para uma parada cardiorrespiratória (PCR), choque, insuficiência respiratória ou piora do quadro clínico vigente. Além disso, foi verificado que os gastos públicos com os tratamentos diminuem, assim como a possibilidade de complicações e sequelas.
Apesar dos números elevados da procura por urgência e emergência estarem relacionados às doenças respiratórias, são os acidentes ou as lesões não intencionais os grandes vilões da infância. Como foi dito, eles representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Entre as hospitalizações, as quedas são as primeiras no ranking, seguidas por queimaduras e choques elétricos.
Qualidade de Vida
As ações voltadas ao atendimento de urgências e emergências buscam prevenir agravos e promover melhorias nas condições de saúde da população infantil. Os impactos esperados são a redução da morbimortalidade e promoção de melhor qualidade de vida. A observação e a atenção dos profissionais de saúde e dos pais ou cuidadores da criança permitem a percepção de que “algo está errado”. A informação adequada durante a anamnese e o exame minucioso permitirão o diagnóstico precoce.
Cursos teórico-práticos
O treinamento do profissional de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas de gravidade é prioritário. Muitas vezes, a demanda para o atendimento é grande, e pequenos detalhes podem passar despercebidos. Por este motivo, quanto mais contato o médico tiver com esse tipo de situação, especialmente na fase em que estiver estudando, se qualificando neste segmento, melhor.
As aulas promovidas pela Faculdade IBCMED destinadas a esta área contam, justamente, com inúmeros cursos teórico-práticos. Saiba mais clicando em Emergências em Pediatria e Neonatologia e UTI Pediátrica e Neonatal. As turmas já estão abertas! Não perca tempo! Matricule-se já!