Como ser um médico com pensamento inovador?
Para você ser um médico com pensamento inovador, listamos algumas dicas. Confira agora mesmo!
A inovação não é algo exclusivo das grandes empresas! Profissionais de todas as áreas, como os médicos, podem e devem desenvolver um pensamento inovador para ter mais sucesso na carreira.
Como médico, você pode inovar de várias formas! Você pode descobrir uma boa forma de fazer o seu marketing e ter uma comunicação direta com os pacientes pelas redes sociais, por exemplo.
Também pode usar o pensamento inovador para associar técnicas e metodologias e desenvolver estudos sobre novas formas para tratar doenças.
Enfim, os exemplos de inovação na Medicina são muitos! Mas como desenvolver esse tipo de pensamento? É sobre isso que falaremos nos tópicos a seguir!
4 dicas para desenvolver um pensamento inovador
Observe, a seguir, algumas boas dicas para desenvolver um pensamento inovador no seu dia a dia profissional.
1. Entenda o seu processo
Não existe uma “receita de bolo” para desenvolver um pensamento inovador! Isso varia de pessoa para pessoa e você precisa entender o seu próprio processo.
De acordo com estudos do psicólogo Graham Wallas, o processo criativo passa sempre por quatro etapas: preparação, incubação, iluminação e verificação.
Em cada um desses momentos o nosso cérebro trabalha de determinada maneira. Você precisa entender como você funciona em cada situação, para que possa desenvolver a sua criatividade ao máximo.
2. Consuma conteúdos variados
É interessante que você consuma conteúdos sobre vários assuntos e não apenas no campo da Medicina.
Leia livros literários, assista a filmes e séries, desenvolva um hobby, acompanhe as notícias sobre política, esportes e entretenimento… Enfim, o que não faltam são assuntos e canais para você consumir conteúdos.
Às vezes, tirar o foco da Medicina e observar as situações por outro viés podem despertar insights interessantes para a sua área.
3. Descanse
Como médico, você sabe bem que o ser humano precisa descansar para ter uma vida saudável e desenvolver as suas atividades com mais qualidade.
Sabemos que a rotina dos médicos é bastante corrida, principalmente quando se trabalha em plantões.
Porém, é importante reservar um tempo para você descansar, se divertir e, é claro, dormir. Isso tudo ajuda a desenvolver o seu potencial criativo.
4. Cuide bem da sua saúde física e mental
“Casa de ferreiro, espeto de pau”, você já ouviu esse ditado? É isso o que acaba acontecendo com muitos médicos, que cuidam muito da saúde de seus pacientes, mas não têm os meus cuidados com o próprio organismo.
Como mostra uma reportagem da Revista ABM, um estudo feito pela Faculdade de Medicina da USP comprovou que muitos médicos descuidam da própria saúde. É esse o seu caso?
Se for, convém mudar os seus hábitos! Tenha uma alimentação saudável, evite o estresse, pratique atividades físicas, entre outras atividades que promovam a saúde física e mental.
Pronto para ser um médico com pensamento inovador? Então, coloque as nossas dicas em prática! Temos a certeza de que você perceberá bons resultados na sua carreira e também na vida pessoal.
Acesse o nosso blog e confira mais conteúdos interessantes para profissionais da Medicina! Estamos sempre publicando novos posts com informações de qualidade para você!
a