Clínica de dependência química: quais são as regras do CFM?
O CFM publicou recentemente algumas regras para a clínica de dependência química.
Uma clínica de dependência química é considerada um estabelecimento indispensável para o tratamento de pessoas com problemas de drogadição. No entanto, até pouco tempo atrás, esses ambientes não estavam regulamentados pelo poder público.
A regulamentação aconteceu recentemente, por meio do Parecer do Conselho Federal de Medicina nº 8/2021. O documento reúne as principais normas a serem seguidas pela direção de uma clínica de dependência química, visando o bem-estar e a completa recuperação dos pacientes.
Conheça as principais regras do CFM para o funcionamento de clínica de dependência química
A seguir, apresentaremos um resumo com as principais regras para o funcionamento de uma clínica de dependência química. Para saber mais detalhes, não deixe de consultar o parecer do CFM.
Desenho para as prescrições medicamentosas
De acordo com o parecer do CFM, os médicos que atendem em clínicas de dependência química precisam ter desenhos para as prescrições medicamentosas da abordagem inicial, que normalmente envolvem psicofármacos.
Os pacientes recém-internados devem permanecer em uma enfermaria equipada com planos de hidratação, sedação e contenção mecânica. Além disso, deve haver enfermeiros 24 horas por dia supervisionando-os.
Postos de enfermagem completos e consultório para plantonista
As clínicas também devem ter postos de enfermagem completos, para atender pacientes que apresentem quadros de desidratação, pneumônicos, febris e de outras naturezas.
De acordo com a publicação do CFM, as clínicas devem ter um posto de enfermagem para cada 80 pacientes internados.
Também é necessário que o estabelecimento tenha um consultório para que o médico plantonista preste atendimento.
Quarto de repouso para plantonistas
Outra exigência do CFM para clínicas para dependentes químicos é ter quartos de repouso para os médicos e enfermeiros plantonistas.
A ideia é que os plantonistas possam ter um ambiente para permanecer quando não houver atendimentos e que possam ser rápidos para auxiliar os pacientes, sempre que necessário.
Posto para pequenos procedimentos cirúrgicos
A clínica também deve ter um posto para pequenos procedimentos cirúrgicos, como suturas, para atender os internos, caso eles se envolvam em acidentes.
O espaço também deve ser usado para fazer curativos, nebulizações e outros procedimentos de baixa complexidade.
Leitos reguláveis
As clínicas devem ter leitos reguláveis, com grades e escadas para acesso. Também se obriga a contar com biombos ou cortinas nas salas de observação e intercorrência clínica.
O objetivo disso é dar privacidade aos pacientes, principalmente em clínicas que atendem pessoas de ambos os sexos.
Apresentamos aqui as principais exigências que uma clínica de dependência química precisar cumprir para funcionar. Essa regulamentação é muito importante para os pacientes e também para os profissionais que atuam no local.
Continue lendo os conteúdos do nosso blog. Temos várias publicações muito interessantes para a área médica.