Digitalizar o consultório ou clínica: saiba como fazer
Veja as principais estratégias que você deve colocar em prática para digitalizar o consultório ou clínica!
Muitos médicos têm percebido a necessidade de digitalizar o consultório ou clínica. Essa é uma demanda que vem dos próprios pacientes, que cada vez mais estão utilizando recursos online e novas tecnologias em suas rotinas.
Hoje em dia, para agendar uma consulta, por exemplo, são poucas as pessoas que ainda pegam o telefone e fazem uma ligação. A maioria dos usuários prefere mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou fazer o agendamento diretamente no site ou app da clínica.
É por esse e outros motivos que digitalizar o consultório ou clínica é importante! Neste conteúdo, explicaremos como fazer isso!
3 estratégias essenciais para digitalizar o consultório ou clínica
Existem diversas estratégias que podem ser executadas para digitalizar o consultório ou clínica médica. Listamos algumas das principais para que você possa conhecer e colocar em prática. Confira!
1. Utilize um software médico
O primeiro passo para digitalizar o consultório ou clínica, sem dúvida, é contratar um software médico. Afinal, com esse programa, você poderá tornar a maioria dos processos digitais.
Existem softwares médicos que contam com funções administrativas, como o controle do fluxo de caixa e custos financeiros do consultório, a organização e agendamento das consultas, a comunicação com os pacientes etc.
Os programas também podem contar com a função de prontuário eletrônico. Assim, todas as informações dos pacientes ficarão armazenadas no mesmo espaço virtual, facilitando o acesso em consultas futuras.
2. Considere a atuação via telemedicina
A telemedicina é uma área que não para de crescer e foi impulsionada pela pandemia da Covid-19, tendo em vista que no auge da crise sanitária não era recomendado sair de casa para ir ao médico.
É claro que a telemedicina não pode e nem deve substituir todos os atendimentos. Porém, para consultas de retorno, por exemplo, elas são uma prática eficiente para médicos e pacientes.
Além disso, você pode contratar serviços como os de telerradiologia, que possibilitam a emissão de laudos a distância. Isso agiliza os diagnósticos e tratamentos dos pacientes.
3. Invista em marketing digital
Para que a sua clínica seja reconhecida como um estabelecimento digital, é importante que você marque presença na internet.
Ter perfis bem movimentados nas redes sociais, por exemplo, é uma maneira de se aproximar dos seus pacientes e tornar-se uma referência na sua especialidade.
Você pode usar o Instagram e o Facebook para publicar pequenos vídeos trazendo dicas de saúde, falando sobre sintomas de doenças e tratamentos etc.
Deve-se apenas tomar o cuidado para não infringir nenhuma regra do Conselho Federal de Medicina (CFM) para a publicidade médica.
Coloque em prática nossas orientações e garanta o sucesso ao digitalizar o consultório ou clínica. Temos certeza de que você está pronto para entrar no futuro da Medicina.
Mais conteúdos interessantes para médicos de todas as especialidades estão disponíveis em nosso blog. Acesse agora mesmo e leia nossos artigos!