Ensino híbrido: 3 vantagens para médicos
O ensino híbrido pode ser bastante vantajoso para os médicos. Leia o artigo e saiba mais sobre essa modalidade.
A pandemia da Covid-19 mudou nossas rotinas, e você, como médico, sabe muito bem disso, não é mesmo? O ensino híbrido já existia antes do período pandêmico, mas ganhou muito mais popularidade desde 2020.
Agora, cada vez mais as faculdades e universidades estão apostando nessa metodologia de ensino para os cursos de graduação e pós-graduação. Para os médicos, que geralmente têm uma rotina muito corrida, essa é uma excelente maneira de se especializar e se qualificar.
Ensino híbrido: entenda esse conceito
Também conhecido pelo termo em inglês “blended learning”, o ensino híbrido pode ser definido como uma metodologia de aprendizado que mescla elementos da educação presencial e a distância.
Dessa forma, algumas atividades dos cursos de graduação e pós são realizadas presencialmente, em sala de aula e laboratórios, enquanto outras são feitas a distância.
Em uma pós-graduação para médicos, por exemplo, a parte teórica pode ser estudada no formato EAD. Porém, as simulações de atendimento, por exemplo, são feitas presencialmente, com o acompanhamento dos professores.
3 vantagens do ensino híbrido para médicos
O ensino híbrido é uma opção bastante vantajosa para os médicos que desejam dar continuidade aos estudos e fazer uma especialização.
Veja algumas das principais vantagens obtidas com essa metodologia!
1. Flexibilidade de horários
No ensino híbrido, as atividades presenciais têm dia e hora para acontecer e você precisa se preparar para isso.
Porém, a maioria das atividades são realizadas online, incluindo assistir videoaulas, fazer exercícios e leituras orientadas etc. Tudo isso pode ser feito no seu tempo, entre um plantão e outro, por exemplo.
2. Uso de diversos recursos para o aprendizado
No ensino híbrido, o aprendizado vai muito além do professor explicando as matérias em sala de aula.
Diversas metodologias podem ser usadas, como as videoaulas, podcasts, exercícios simulados em plataformas de inteligência artificial etc.
3. Troca de conhecimentos e prática do networking
Para os médicos, cursar uma pós-graduação também é uma possibilidade de trocar conhecimentos com colegas e praticar o networking.
No ensino híbrido isso é possível em todos os momentos. Nas interações online é possível compartilhar ideias e opiniões em fóruns temáticos abertos pelos professores, por exemplo.
Já nas interações presenciais é possível participar de debates, realizar diagnósticos em grupo e conversar sobre as condições dos pacientes, conforme as necessidades de cada ocasião.
Em suma, podemos dizer que o ensino híbrido é uma modalidade das mais interessantes, visto que reúne o melhor da educação presencial e a distância.
Siga as nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos interessantes para a classe médica. Temos perfis no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.