Pós-graduação presencial ou EAD? Saiba como decidir
Será que vale mais a pena fazer uma pós-graduação presencial ou EAD? Leia nosso artigo e confira alguns pontos que ajudam na decisão.
Quem atua na área da Medicina precisa estar sempre renovando os conhecimentos e buscar novos aprendizados para bem atender os pacientes. Fazer cursos de pós-graduação é uma excelente maneira de garantir isso.
Porém, no momento da escolha do curso, é comum bater aquela dúvida: vale mais a pena fazer uma pós-graduação presencial ou EAD?
O objetivo deste artigo é ajudá-lo a tomar essa decisão da melhor maneira possível. Confira!
Pós-graduação presencial ou EAD: 3 pontos que ajudam a escolher o modelo ideal
Ambos os modelos de pós-graduação, presencial e EAD, são vantajosos para os alunos. Vale lembrar ainda que os diplomas têm a mesma validade e aceitação nas empresas, para finalidades jurídicas e quaisquer outras necessidades.
Veja, a seguir, alguns pontos que podem ajudar você na escolha do modelo de ensino da sua pós-graduação.
1. Horários
Quando você opta por uma pós-graduação presencial, as aulas são sempre em um horário pré-definido, o que facilita a sua organização pessoal. Além disso, também pode interagir fisicamente com colegas e professores.
Atualmente, os modelos de pós-graduação EAD, como os cursos oferecidos pela CMB Educação, também funcionam dessa forma. Os encontros são a distância, mas sempre no mesmo dia e horário.
As aulas são ao vivo e o aluno pode interagir com os colegas e os professores no ambiente digital. Além disso, há a vantagem de a aula ficar gravada.
Dessa forma, caso você tenha que atender uma emergência ou qualquer outra situação ocorra, basta assistir o vídeo da aula que perdeu quando tiver tempo.
As aulas gravadas também servem para você relembrar conceitos e revisar o conteúdo.
2. Controle da frequência
Para receber um diploma de pós-graduação, a faculdade precisa comprovar que o aluno dedicou uma quantidade X de horas aos estudos das disciplinas do curso.
Em cursos presenciais, essa frequência é medida pelo próprio professor, que faz a chamada e registra a presença ou não do aluno nos encontros.
No caso dos cursos EAD, a chamada não serve para mensurar a frequência, tendo em vista que o aluno tem a opção de assistir às aulas em outra ocasião, mesmo que elas sejam transmitidas ao vivo.
Por isso, o controle da frequência é mensurado por meio de trabalhos e atividades realizadas. Com as entregas, o professor tem a certeza de que o aluno cumpriu os planos de estudos.
3. Custos
No que se refere aos custos, as pós-graduações EAD levam vantagem. Isso porque as mensalidades tendem a ser mais baratas, uma vez que a infraestrutura física utilizada pela instituição de ensino é menor.
Além disso, o aluno também otimiza os gastos com transporte e alimentação, já que as aulas são realizadas em casa.
Considerando esses pontos, fica mais fácil optar entre uma pós-graduação presencial ou EAD. Na CMB Educação, contamos com cursos 100% digitais e também os híbridos, que mesclam atividades online com encontros presenciais.
Acesse nosso site e veja as opções de pós-graduação para médicos que temos disponíveis!