A Faculdade IBCMED é uma das poucas instituições, no Brasil, credenciada pela American Heart Association
“As situações de emergência, com risco de vida, podem ocorrer a qualquer momento. Um acidente, uma queda, afogamento, sufocação, obstrução de vias aéreas por um naco de alimento ou sangue. Há muito se sabe que os melhores desfechos dependem da sistematização do atendimento, seja em nível pré-hospitalar, seja na sala de atendimento do Pronto Socorro. Assim, torna-se fundamental um treinamento adequado e a atenção aos protocolos mais atuais. O argumento é do Dr. Jacques Vissoky, coordenador do curso de Pós-Graduação de Medicina do Trabalho da Faculdade IBCMED, que acaba de receber a chancela internacional de ser um Centro de Treinamento da “American Heart Association” (AHA), maior entidade médica da área de cardiologia americana.
Corpo docente
O corpo docente do Centro de Treinamento IBCMED foi totalmente qualificado para promover as capacitações aos médicos e profissionais da área da Saúde. Os professores receberam treinamento teórico-prático, com base nas diretrizes da American Heart Association, e após certificados como Instrutores Internacionais da AHA. Sendo assim, eles são aptos para dar os cursos de Basic Life Support (BLS), Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) e Pedriatric Advanced Life Support (PALS) no mundo todo. Além disso, o corpo docente conta com Doutores, Mestres e Especialistas da área de Cardiologia.
Conhecimento aplicado fora da sala de aula
Já pensou estar em uma estação de metrô, com aquele fluxo intenso de pessoas, e de repente se deparar com um senhor desfalecido precisando de técnicas de reanimação? Pois bem, essa situação ocorreu com médico cardiologista Lucas Trindade, um dos instrutores do Centro de Treinamento da Faculdade IBCMED, que contou que o episódio, ainda durante seu primeiro ano de formado, evidenciou a capacidade real de salvamento de vidas aliados à atualização constante de conhecimento.
“Falando sobre cursos de salvamento de vidas em situações de emergência, como BLS e ACLS, presenciei a importância da disseminação de conteúdo e treinamento de pessoas, também fora da área da saúde, para a otimização do suporte de pacientes em parada cardiorrespiratória (PCR) em ambiente extra-hospitalar”, comentou Trindade.
O Dr. Jacques Vissoky explica que foram criados diversos protocolos, com diferentes níveis de complexidade e treinamento, de forma que sejam contempladas todas as variáveis envolvidas nos casos emergenciais. O mais básico deles, o BLS, envolve os cuidados até que a vítima possa receber um atendimento mais profissional por parte de socorristas ou no hospital. “Dessa forma, tal modalidade faz parte de todos os cursos de primeiros-socorros, sendo uma ferramenta muito valiosa nas mãos de pessoas capacitadas, de forma a garantir a adequada manutenção das vias aéreas, respiração e circulação, fundamentais para a sobrevivência”, ilustra Vissoky.
Atualização
A necessidade de estar sempre atualizado é uma das principais demandas de vários profissionais, não é diferente na área da Saúde. O professor Lucas Trindade disse que a constante atualização na área da saúde, em especial na área médica, na busca por qualificação e especialização, se torna imprescindível nos dias atuais. “O ensino profissional constante vem ao encontro do ritmo acelerado do crescimento científico, das mudanças tecnológicas e das novas descobertas da nossa sociedade, capacitando o médico para aplicação imediata do conhecimento adquirido”, afirmou Trindade.
O professor, que também faz parte do corpo docente das pós-graduações em Medicina Intensiva e Cardiologia Intensiva da Faculdade IBCMED, ainda acrescenta que a busca por terapias mais humanizadas e novos tratamentos, através da medicina baseada em evidência, é essencial em nossa carreira, demonstrando a importância do investimento em conhecimento e conteúdo acadêmico.
Os cursos
Os cursos têm objetivo de preparar os profissionais para abordar pacientes e reconhecer situações críticas de vida, assim prestando o atendimento adequado. Inicialmente promovidos no Centro de Treinamento da Unidade São Paulo, os cursos conferem certificação com reconhecimento internacional, válida por dois anos, emitida pela American Heart Association.
Os treinamentos são presenciais e têm duração de cinco a 16 horas. As aulas ocorrem no laboratório de práticas medicas do IBCMED, que é equipado com simuladores de última geração e manequins realistas. Sendo assim, os alunos conseguem aprender através de simulações de emergências, treinamentos de procedimentos e tomar decisões rápidas, melhorando o desempenho do atendimento.