Manter o equilíbrio na vida pessoal e profissional é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de Medicina. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Great American Physician, 71% dos médicos entrevistados afirmaram que não possuem tempo para si.
Essa dificuldade em conciliar vida pessoal e profissional traz uma série de reflexos na saúde física e emocional e, em casos mais graves, pode ser o gatilho para enfermidades como depressão e síndrome de burnout.
Para evitar que isso aconteça, é importante adotar medidas que permitam que você desfrute de mais tempo livre sem precisar comprometer seus objetivos profissionais. Entenda melhor!
4 dicas para manter o equilíbrio na vida pessoal e profissional
-
Aprenda a delegar tarefas
Não é incomum que médicos que estão à frente de consultórios e clínicas tenham dificuldades em encontrar equilíbrio na vida pessoal e profissional justamente por não saberem delegar tarefas.
Questões relacionadas à administração da sua agenda, por exemplo, podem ser facilmente resolvidas por sua secretária ou pela recepcionista da clínica. O mesmo vale para assuntos de menor complexidade relacionados ao dia a dia do consultório, como compra de material de escritório e renovação de assinaturas de periódicos.
Lembre-se de que, quando você delega essas funções para profissionais de sua confiança, fica com mais tempo livre para cuidar tanto do bem-estar dos seus pacientes como da sua própria saúde física e mental.
-
Use a tecnologia com sabedoria
É verdade que a tecnologia é uma ferramenta facilitadora do dia a dia dos profissionais de Saúde. No entanto, você pode acabar comprometendo o equilíbrio na vida pessoal e profissional se não souber usar esse recurso com moderação.
Evite, por exemplo, responder e-mails de trabalho 24 horas por dia. O ideal é que você estabeleça horários para checar sua caixa de entrada e tome as providências necessárias nesse período.
Se o assunto for realmente urgente, você será contactado por outros meios. Comprometer o tempo reservado para estar com a família e os amigos para responder “só mais um e-mail” impede que você se desligue do trabalho e pode comprometer sua saúde e qualidade de vida.
-
Saiba priorizar
Sim, assumir mais um plantão ou estender o horário de funcionamento do consultório em uma hora podem significar renda extra. No entanto, é preciso considerar o quanto isso pode afetar o seu equilíbrio na vida pessoal e profissional.
Sempre que for assumir um compromisso que vai agregar ainda mais atividades na sua já movimentada agenda de trabalho, pergunte-se se isso é realmente necessário ou se você está tomando a decisão motivado apenas pelo impulso de não perder nenhuma oportunidade.
Tenha sempre em mente que aumentar seus rendimentos é muito importante, mas dedicar-se à atividades pessoais, como passar um tempo de qualidade com seus filhos ou colocar a conversa em dia com seus pais, também é.
-
Busque alternativas inteligentes
Muitas vezes, o médico compromete o equilíbrio na vida pessoal e profissional por acreditar que trabalhar mais é a única maneira de avançar na carreira e ampliar seus rendimentos.
No entanto, apostar em soluções inteligentes pode ajudar você a mudar os rumos da trajetória profissional sem comprometer sua saúde física e mental.
Investir em cursos de pós-graduação, por exemplo, ajuda você a dar um upgrade na carreira e ter acesso a oportunidades de emprego mais vantajosas sem exigir horas excessivas de dedicação.
Muitas dessas especializações são organizadas de maneira que você possa adequar seu cronograma de estudos às suas atividades profissionais e reservar apenas alguns dias do semestre para encontros presenciais.
Gostou de entender melhor como você pode manter o equilíbrio na vida pessoal e profissional sem precisar abrir mão dos seus objetivos de carreira? Se você quiser ler mais notícias relacionadas ao dia a dia do profissional de Medicina, siga agora mesmo o IBCMED no Facebook, Instagram e LinkedIn!