Dr. Zaccaro foi precursor de uma onda de solidariedade que tomou conta do país e será recebido, em breve, pelo Ministro da Saúde
O Dr. José Carlos Barbosa Zaccaro ficou famoso no país inteiro depois que uma iniciativa sua ganhou repercussão nacional. Em dezembro passado, ele decidiu rifar o próprio carro, uma camioneta Touareg, em prol de colaboradores que são seus colegas no Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, no extremo Oeste do Rio Grande do Sul. “Começou com uma brincadeira. O pessoal estava em greve e eu disse que doaria o carro para ajudar”, recorda.
No fim, a história ganhou grande repercussão. Além de conseguir mais de R$ 90 mil com a rifa, que serviu para quitar o financiamento do veículo e oportunizou a compra de vale gás para 700 funcionários, ele recebeu mais de duas mil cestas básicas, doadas pela comunidade. Agora, prestes a ser recebido pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para dar continuidade a um projeto do Governo Federal, o gaúcho de 50 anos comemora a parceria com a Faculdade IBCMED e a possibilidade de concluir um novo curso. Sensibilizada com toda esta mobilização e visando incentivar gestos como este, em favor do próximo, a Diretoria do IBCMED concedeu uma bolsa integral de estudos ao Dr. José Carlos Barbosa Zaccaro, para a Pós-Graduação lato sensu em Perícia Médica Judicial do IBCMED, na unidade localizada em São Paulo (SP).
Pós em Perícia Médica do IBCMED
“Gostei muito dos conteúdos e considero fundamental o conhecimento sobre a elaboração de laudos”, observa Dr. Zaccaro. “Também gostei do fato de a Faculdade ser reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação)”, acrescenta ele, que tem formação em Medicina do Trabalho, Ortopedia e Traumatologia e Medicina do Esporte. O médico ainda concilia as suas atividades no Hospital com a função de Perito do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o atendimento que realiza em seu consultório e em mais dois municípios vizinhos. Natural de Uruguaiana, Dr. Zaccaro se formou em Medicina em Caxias do Sul, em 1995, e fez residência no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, considerado referência em Ortopedia.
Onda de Solidariedade
Além de ser um expoente na área da Saúde, o Dr. Zaccaro acaba de ser protagonista de uma história inédita no país. “Não tinha noção da proporção que ia dar. O Brasil inteiro colaborou e a própria população de Uruguaiana se deu conta da gravidade da situação”, reconhece o médico. “Conseguimos mudar a realidade. Uns dizem que a situação se divide entre antes e depois do Zaccaro”, observa com bom-humor, acrescentando que foi convidado para dar muitas entrevistas, em inúmeros programas nacionais. “Realmente, foi uma onda de solidariedade que tomou conta do país”, admite.
Entretanto, apesar do tom leve com que fala do assunto, ele lembra que o tema ligado à Santa Casa ainda é bastante preocupante. No início do ano, até em virtude da visibilidade nacional que a rifa obteve, a Prefeitura de Uruguaiana decidiu assumir o Hospital e repassou R$ 1 milhão para pagar salários e algumas dívidas com fornecedores. Atualmente, os salários de funcionários e médicos estão em dia. Até os atrasados estão sendo pagos, em prestações menores. Anteriormente, o corpo clínico ficou quase um ano sem remuneração
Vale lembrar que a Santa Casa é referência para 13 municípios da Fronteira Oeste. Hoje, o atendimento está normalizado. Antes, o hospital estava priorizando apenas os casos de Urgência e Emergência. Instituição Filantrópica fundada em 1897, sempre foi considerada referência regional em oncologia e neurocirurgia, para mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul. De acordo com o site oficial da entidade, o hospital é equipado com Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, UTI Adulto, UTI Pediátrico, Neonatal, Pronto Socorro e leitos de isolamento em todos os pavimentos. O portal também diz que a Santa Casa de Caridade conta com 199 leitos nas Unidades de Internação, 26 nas UTIs e 9 no Pronto-Socorro.