Não é incomum que quem esteja pensando em cursar uma especialização tenha dúvidas sobre a metodologia desse tipo de formação. Afinal, existem aulas práticas em pós-graduação ou a grade curricular é composta exclusivamente por conteúdo teórico?
Pensando em esclarecer melhor aqueles que estão interessados em aprofundar seus conhecimentos na área de Saúde e alcançar novas oportunidades de carreira cursando uma pós-graduação, criamos esse artigo. Acompanhe a leitura!
Afinal, existem aulas práticas em pós-graduação?
Sim! Cursos de pós graduação na área de Saúde não são compostos necessariamente somente por aulas teóricas.
Embora o Ministério da Educação e Cultura (MEC) não estabeleça nenhuma obrigatoriedade por parte das instituições de ensino em ministrar aulas práticas, em geral as faculdades que possuem boa infraestrutura e estão preocupadas com a formação do seu corpo discente costumam incluir na sua grade curricular esse tipo de método expositivo.
Isso porque as aulas práticas consistem em um instrumento fundamental para a formação do aluno, que poderá vivenciar o conteúdo aprendido durante as aulas teóricas e chegará ao mercado de trabalho seguro e totalmente preparado para enfrentar o cotidiano da profissão.
As aulas práticas podem ser fornecidas no ambiente da própria faculdade ou em hospitais e ambulatórios conveniados com a instituição do ensino. Em qualquer um dos casos, o aluno terá a oportunidade de aprender técnicas e procedimentos tal como eles serão realizados no seu dia a dia profissional.
Treinamentos certificados são diferencial importante
Algumas das melhores faculdades do mercado, como o IBCMED, oferecem, além de aulas práticas em pós-graduação, módulos e treinamentos hands on certificados por instituições de renome. É o caso, por exemplo, da pós-graduação em Pediatria da instituição, que conta com o Curso Avançado de Emergências Pediátricas (CAEP).
O treinamento, certificado pela Fio Ctip, habilita o aluno para atuar em situações de risco através de simulações realistas. O método permite que o pós-graduando domine condutas e fundamentos necessários para reconhecer e tratar pacientes infanto-juvenis graves, desenvolvendo habilidades técnicas, de liderança e de trabalho em equipe para atender emergências pediátricas complexas.
Outro exemplo de treinamento teórico-prático que faz toda a diferença no currículo de qualquer profissional é o Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), oferecido no curso de pós-graduação em Cardiologia Clínica.
Desenvolvido pela American Heart Association (AHA), o módulo é certificado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e oferece ao aluno aulas práticas em pós-graduação que o capacitam para atuar em paradas cardiorrespiratórias e coordenação de equipes médicas multidisciplinares.
Em qualquer um dos casos, os treinamentos certificados, além de agregarem valor à formação profissional dos pós-graduandos e garantir que eles cheguem melhor preparados ao mercado de trabalho, constituem um diferencial de carreira que pode ser decisivo na disputa por vagas mais concorridas e que necessitam de médicos com sólida formação e altamente qualificados.
Gostou de saber mais sobre a importância das aulas práticas na pós-graduação? Se você está buscando uma faculdade que ofereça formação diferenciada e infraestrutura completa, acesse o site do IBCMED e saiba mais sobre os nossos cursos de pós-graduação!