Você sabia que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 74% dos empreendimentos em Saúde no país com acesso à web utilizam o prontuário eletrônico para registrar as informações de seus pacientes?
Não foi por acaso que a ferramenta tornou-se tão popular entre profissionais da área. Migrar os registros de informações dos pacientes dos antigos arquivos de papel para o ambiente digital traz diversos benefícios para o seu consultório. Entenda melhor!
Prontuário eletrônico: quando foi que tudo começou?
O prontuário eletrônico teve origem na década de 1960, nos Estados Unidos, quando começou a ser utilizado em hospitais de grande porte em parceria com universidades que desenvolveram a tecnologia.
No Brasil, a ferramenta tornou-se mais popular nos anos 2000, quando seu uso foi regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Obrigatoriamente, o prontuário eletrônico precisa conter a identificação do paciente, anamnese, exames, hipóteses diagnósticas, diagnósticos definitivos e tratamentos efetuados, mas a maneira como essas informações está distribuída pode ser personalizada.
Além disso, você pode inserir outras informações relativas à sua especialidade ou que sejam importantes para o tratamento dos seus pacientes, deixando o prontuário eletrônico totalmente adequado às suas necessidades.
Quais são as vantagens de adotar o prontuário eletrônico?
Optar por migrar as informações dos pacientes para a web otimiza as consultas e pode inclusive facilitar a gestão do consultório. Conheça mais a fundo as vantagens do prontuário eletrônico!
Diminui a necessidade de espaço físico
Com o uso do prontuário eletrônico, você diminui consideravelmente a necessidade de espaço físico no seu consultório, já que elimina o uso de grandes arquivos de papel e armazena as informações exclusivamente na nuvem, podendo destinar o espaço antes utilizado para esse fim para ampliar ou reorganizar o consultório.
Centraliza as informações dos pacientes
Com os dados de cada paciente organizados no prontuário eletrônico, você pode acessar mais facilmente as informações relativas ao histórico médico, como exames, arquivos e fotos, o que otimiza as consultas, dá um panorama claro da evolução clínica e evita que você perca tempo fazendo perguntas ou pesquisas em arquivos físicos, nos quais as informações podem se perder com facilidade.
Permite o acesso remoto
Outra grande vantagem do uso do prontuário eletrônico é que ele possibilita o acesso remoto aos dados do paciente. De qualquer computador, tablet ou celular você pode consultar as informações da última consulta, o que permite que você tire dúvidas, tome decisões e faça atendimentos domésticos ou de emergência quando estiver fora do consultório.
Agiliza a gestão do consultório
Grande parte dos sistemas de prontuário eletrônico é integrado a um software de gestão de consultório, que oferece funcionalidades como controle de fluxo de caixa, de contas a pagar e a receber e de agenda, bem como emissão de relatórios financeiros.
Dessa maneira, além de informatizar as informações dos pacientes, você otimiza o funcionamento da clínica, o que pode se traduzir em um retorno ainda mais rápido do investimento no programa.
Gostou de entender um pouco mais sobre as vantagens do uso do prontuário eletrônico no consultório? Se você quiser ler mais notícias sobre Medicina e Saúde, acesse agora mesmo o blog do IBCMED!