Ele respira, tosse, tem pressão arterial e pulsação. Também, apresenta, de forma incrivelmente realista, sintomas variados. Assim é o SimJunior, que a Faculdade IBCMED acaba de adquirir. Trata-se de um simulador pediátrico interativo, que vai contribuir com as práticas, especialmente nas aulas de Pós-Graduação em Pediatria, UTI Pediátrica e Neonatal e Emergências em Pediatria e Neonatologia.
De acordo com o coordenador, José Roberto Fioretto, o simulador já deve ser usado neste primeiro semestre, especialmente nos treinamentos do Curso Avançado de Emergências Pediátricas (CAEP) e no de Suporte ao Paciente Pediátrico Grave (SPPG). “O SimJunior simula um paciente vítima de lesões múltiplas dos órgãos, pós-acidente, politraumatismo, choque e insuficiência respiratória”, exemplifica. “Ele é extremamente realístico e interage com o aluno. De acordo com a conduta, ele responde, alterando os seus sinais vitais”, avalia Fioretto.
“Futuramente, penso que poderemos usá-lo em aulas de reanimação cardiorrespiratória e choque”, adianta. Segundo ele, apenas alguns centros dispõem deste tipo de simulador, sendo usados em hospitais, especialmente na área de residência médica.
Saiba mais
SimJunior é um simulador pediátrico interativo,
desenvolvido pela Laerdal com a Academia Norte-Americana de pediatria para atender às necessidades de instruções e treinamento dos profissionais da saúde.
O SimJunior representa um menino de 6 anos que simula uma grande variedade de condições, desde uma criança saudável, falando, a um paciente em estado crítico sem sinais vitais. O software LLEAP é usado na maioria dos simuladores Laerdal, que permite manuseio flexível de todos os parâmetros do paciente.