4 tendências da Medicina e da saúde para 2023
Saiba quais são as principais tendências da Medicina e da saúde em 2023
Com a chegada de um novo ano, é interessante que os profissionais da área queiram saber quais são as tendências da Medicina para 2023.
Foi pensando nisso que desenvolvemos este post. Esperamos que tenha uma boa leitura!
As 4 principais tendências da Medicina e da saúde para 2023
2023 deverá ser muito diferente dos últimos anos. Isso porque, embora ainda haja contaminações pelo novo coronavírus, a pandemia da Covid-19 já está controlada, graças ao sucesso das campanhas de vacinação.
Sendo assim, os médicos começam o ano mais aliviados e podem deixar a linha de frente para focar novamente em suas carreiras. Veja, abaixo, as principais tendências da Medicina para 2023.
1. Eventos online
Devido à pandemia, muitos eventos médicos tiveram que ser realizados de forma remota.
No entanto, essa mudança mostrou que os eventos online são uma excelente opção para os interessados participarem de discussões relevantes na área médica. Muitos profissionais são impedidos de comparecer em grandes congressos por causa de problemas relacionados a deslocamento e localização.
O 1º Congresso Brasileiro de Carreira Médica é uma excelente oportunidade para esses profissionais, pois será realizado 100% online e gratuitamente no dia 13 de março às 19 horas, e contará com a presença de grandes nomes da área médica.
2. Telemedicina
A telemedicina veio para ficar e é uma tendência para praticamente todas as especialidades da Medicina.
É claro que nem todos os tipos de atendimento podem ser realizados a distância, mas uma consulta de acompanhamento, apenas para passar instruções e receitar os medicamentos do paciente, por exemplo, funciona bem no formato online.
Como muitos pacientes gostaram de ser atendidos remotamente, a telemedicina é uma tendência que deverá vir com força total em 2023.
3. Uso de dados em dispositivos móveis
Por meio de tecnologias como a internet das coisas, cada vez mais o uso de dados é importante na Medicina.
Os médicos já podem usar smartphones e tablets para acessar os prontuários eletrônicos dos pacientes, por exemplo.
Além disso, podem usar recursos para compartilhar informações com outros profissionais da saúde que atendam os pacientes, como fisioterapeutas, nutricionistas e médicos de outras especialidades.
Para que isso seja feito, vale lembrar, é importante ter o consentimento do paciente, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
4. Metaverso
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o metaverso, não é mesmo? Trata-se de um conceito que visa replicar espaços físicos em ambientes virtuais.
Em 2023, o metaverso deverá se desenvolver bastante em diversas áreas, entre elas, a Medicina.
A ideia é que o metaverso possa criar simulações muito fidedignas com os casos reais. Assim, enquanto estiverem se qualificando em aulas de pós-graduação, por exemplo, os médicos poderão simular os atendimentos aos pacientes e treinar para quando tiverem que realizar os procedimentos em pessoas reais.
Essas que apresentamos são algumas das tendências da Medicina e da saúde em 2023. Certamente você ouvirá falar delas e de outras mais no decorrer dos próximos meses.
Durante todo o ano, o IBCMED publica novidades do campo da Medicina nas redes sociais. Acompanhe os nossos perfis no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.