4 ideias para melhorar a adesão dos pacientes aos tratamentos
Melhorar a adesão dos pacientes é um desafio para os médicos. Veja, em nosso artigo, algumas dicas para colocar isso em prática!
A falta de adesão dos pacientes aos tratamentos é um problema comum observado pelos médicos nos consultórios.
Não são raros os casos dos pacientes que não tomam os medicamentos no horário certo, não seguem uma dieta alimentar conforme o indicado, entre outras situações similares.
Acontece que, se o paciente não segue o que foi recomendado, é bem provável que a doença ou queixa que o motivou a procurar ajuda médica não regrida. Pelo contrário, a causa tende a piorar.
Por isso, é de fundamental importância que os médicos saibam motivar a adesão dos pacientes aos tratamentos.
4 ações práticas para melhorar a adesão dos pacientes aos tratamentos
Visando ajudá-lo a melhorar a adesão dos pacientes aos tratamentos, elencamos algumas dicas e ações práticas para que incorpore na sua rotina. Acompanhe!
1. Pratique o atendimento humanizado
O médico não pode ser um profissional frio, que trata o paciente como se estivesse lidando com uma máquina. Ele precisa saber ter empatia e lidar com os diferentes perfis de pessoas.
Quando o médico presta um atendimento humanizado, ele demonstra uma real preocupação com o paciente. Dessa forma, o indivíduo também pensa que precisa “retribuir” ao profissional e, assim, assume um compromisso de adesão ao tratamento.
2. Fale com os pacientes de forma clara
Muitas vezes, os pacientes não aderem aos tratamentos por pura falta de entendimento do que precisam fazer.
Lembre-se que os seus pacientes não estudaram Medicina e, portanto, não têm a obrigação de conhecer jargões e termos técnicos da área, por exemplo.
Logo, recomenda-se adotar uma linguagem mais clara e de fácil entendimento, para que todos possam compreender o que você está dizendo e possam colocar as orientações em prática.
Outra recomendação é que sejam feitas analogias e comparações com o cotidiano do paciente. Assim, ele deverá entender melhor tudo o que você quis dizer.
3. Incentive os pacientes a usarem lembretes para seguir os tratamentos
A tecnologia está aí para nos ajudar e pode ser muito útil para que os pacientes tenham mais adesão aos tratamentos médicos.
Você pode orientar os pacientes para que eles adicionem alarmes no celular quando for a hora de tomar os remédios, por exemplo.
4. Tenha mais proximidade com seus pacientes
É claro que você não pode e nem deve dar o seu número de telefone pessoal para os pacientes. Porém, é possível desenvolver ações para que tenha mais proximidade com quem confia em seu trabalho.
O WhatsApp do consultório pode ser disponibilizado para que os pacientes possam tirar dúvidas, por exemplo. Além disso, você pode produzir conteúdo informativo em um blog ou nas redes sociais.
Isso, além de ser uma boa estratégia de marketing digital, também pode servir como fonte de consulta para o paciente.
Uma boa fonte de inspiração para isso é o blog do Dr. Drauzio Varella, que traz muitas dicas e informações úteis para os pacientes.
Gostou das nossas dicas para melhorar a adesão dos pacientes aos tratamentos? Esperamos que consiga por tudo em prática!
Mais conteúdos interessantes para as rotinas médicas podem ser encontrados em nossas redes sociais. Siga os nossos perfis no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!