4 dicas para diminuir os custos do consultório
Está precisando reduzir os custos do consultório? Então, veja agora as dicas que trouxemos para você!
Diminuir os custos do consultório é um desafio para o médico empreendedor! Isso porque, como está focado em prestar um atendimento humanizado e eficiente aos pacientes, nem sempre o gestor consegue focar nas atividades mais administrativas do seu negócio.
Porém, se os custos do consultório forem muito elevados, ele para de dar lucro! Não são raros os casos em que o médico precisa por dinheiro do próprio bolso na sua clínica, ficando impossibilitado de investir na carreira, fazendo uma pós-graduação, por exemplo.
É por esse motivo que todos os médicos gestores precisam ficar atentos às formas possíveis para cortar custos.
Veja as melhores dicas para reduzir os custos do consultório
Está precisando cortar custos no seu consultório? Então, veja, a seguir, as melhores dicas para isso.
1. Considere usar um prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico é um investimento dos mais interessantes para os consultórios médicos. Com essa ferramenta, todas as informações dos pacientes ficam armazenadas na nuvem e podem ser acessadas em qualquer local e por qualquer dispositivo.
Ao adotar o uso do prontuário eletrônico no consultório, os custos são reduzidos. Afinal, não será mais necessário gastar dinheiro com folhas de papel e cartuchos de tinta para impressora, por exemplo.
2. Tenha um software de gestão de agenda
Um dos grandes vilões da economia de um consultório médico são as faltas de pacientes ou erros na agenda.
A tecnologia pode ajudar nesse sentido, visto que existem vários softwares para gestão de agenda no mercado.
Com esse tipo de programa, as secretárias não cometem o erro de agendar duas consultas no mesmo horário, por exemplo. Além disso, podem ser criadas políticas de comunicação para evitar as faltas, enviando mensagens para que os pacientes se lembrem do horário que têm marcado.
3. Terceirize as atividades
As atividades que não são o “core business”, ou seja, o coração do negócio, podem ser terceirizadas, fazendo com que você otimize o tempo e corte custos.
Um contador fará mais rapidamente os cálculos da folha de pagamento dos funcionários e dos impostos a pagar, por exemplo.
Já um profissional de marketing e comunicação conseguirá trazer mais resultados ao ficar responsável pelas ações de comunicação do seu consultório.
Assim sendo, você poderá dedicar mais tempo à prática médica e otimizar os custos das demais atividades de rotina.
4. Faça uma análise minuciosa dos custos e veja o que pode ser otimizado
É importante que todos os custos do consultório sejam colocados na ponta do lápis, para que você veja se existe algo que pode ser cortado ou otimizado.
Analise, por exemplo, a sua conta telefônica e veja se você realmente usa todos os serviços contratados. É bem provável que você encontre algumas taxas que nem sabe para que são e que podem ser eliminadas da fatura.
Coloque essas dicas em prática agora mesmo e consiga diminuir os custos do consultório!
E, para seguir administrando bem a sua clínica e a sua carreira, não deixe de acompanhar todas as publicações do nosso blog! Sempre trazemos conteúdos muito interessantes para a área médica!