Quando é a hora certa de fazer uma pós na medicina? Será que é recomendado emendar o curso de especialização com a faculdade ou é preferível ganhar um pouco mais de experiência antes disso? Essas são perguntas que muitos médicos se fazem quando concluem o curso de graduação.
Porém, não existe uma resposta única para essa questão! Tudo depende dos objetivos de cada profissional e o rumo que se deseja dar para a carreira. É preciso, portanto, que você fique atento a alguns sinais para saber qual é o momento exato de retomar os estudos.
Hora certa de fazer uma pós na medicina: veja 3 sinais de que o momento chegou
Existem alguns sinais ou indicadores que podem demonstrar se é o momento atual de fazer uma pós-graduação. Observe quais são eles, na sequência!
1. Desejo de obter mais conhecimento
Durante a faculdade de medicina você estuda todo o corpo humano, bem como as formas corretas de fazer diagnósticos e propor tratamentos, certo? Porém, é provável que alguma área deve ter chamado mais a sua atenção durante esse período.
Se você é apaixonado pela Cardiologia, por exemplo, deve investir nesse segmento e buscar mais conhecimentos para trabalhar com aquilo que gosta e ainda ajudar mais pessoas.
2. Transição de carreira
A hora certa de fazer uma pós na medicina também pode ser quando você pretende passar por uma transição de carreira. Vamos supor que você já é especialista em Psiquiatria, mas deseja atuar num segmento mais nichado.
Isso é possível e você até mesmo pode fazer um curso que complemente a sua atual formação. Em uma pós de Sexologia Clínica, por exemplo, o profissional aprende a atender queixas sexuais do paciente e fazer reflexões sobre a sexualidade.
Como boa parte das queixas desse tipo estão relacionadas a questões emocionais, uma área complementa a outra e pode ser feita uma transição de carreira, com o psiquiatra se tornando um sexólogo e atendendo um público mais específico. O mesmo vale para diversas outras áreas da medicina.
3. Identificação de oportunidade de mercado
Outro sinal de que é chegado o momento de fazer uma pós na medicina é a identificação de uma oportunidade de mercado. Imagine a seguinte situação: você é um médico que atua como clínico geral em uma cidade pequena, mas que tem muitas indústrias.
Se a localidade tem muitas indústrias, ela certamente contrata e demite muitos profissionais, sendo necessário um médico especialista em Medicina do Trabalho para fazer os exames adminissionais, periódicos e demissionais.
Provavelmente, um profissional que fizer uma especialização nessa área poderá ter uma alta lucratividade, prestando esse tipo de serviço na região em que atua.
É importante ficar atento aos sinais de que está na hora certa de fazer uma pós na medicina, uma vez que o curso pode representar uma mudança muito positiva na sua carreira. Vale lembrar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) permite que o médico divulgue a formação em até duas especialidades, sendo essa uma oportunidade de aumentar o seu leque de atendimentos.
O IBCMED oferece diversos cursos de pós-graduação para médicos. Acesse o nosso site e conheça-os agora mesmo!